quarta-feira, 13 de abril de 2016

"Golpeachment" terá Efeito Dominó!

Brasil poderá ter Efeito Dominó!

Recentemente, num piscar de olhos através de um "Golpeachment", o presidente Paraguaio Fernando Lugo foi deposto do poder pela direita de seu país, numa conspiração do Congresso.

Numa impressionante estratégia golpista, congressistas acusaram Lugo de incentivar ocupações de terras e o dos violentos confrontos decorrentes da disputa entre campesinos e as forças de segurança.


Nessa rápida farsa, o Senado deu ao Presidente Lugo apenas duas horas para se defender de um processo público.

Os advogados de Lugo até solicitaram provas e mais tempo para discutir as falsas acusações, mas os pedidos foram rejeitados pelo presidente do Senado.

Então, numa virada da direita, o Vice-presidente Federico Franco assumiu a presidência. 

O Brasil, que faz fronteira com o Paraguai, expressou desagrado sobre esse ato antidemocrático do país vizinho, e foi só isso.

Dilma é considerada uma alma gêmea ideológica de Lugo, também foi eleita com promessas de diminuir desigualdades sociais e distribuir melhor, aqui no Brasil, a posse da terra. 

Se o ex-bispo, Lugo, defendia doutrinas progressistas como "Teologia da Libertação" dentro da Igreja Católica. Dilma repete isso, mostrando afinidade com o Papa Francisco e com o Frei Leonardo Boff, ambos também adeptos da "Teologia da Libertação".

Embora Lugo e Dilma, tenham muito em comum, em termo de opção pelos pobres, programas sociais e  ideais socialistas, nosso governo aceitou o novo presidente golpista.

O Brasil recebe energia elétrica da enorme represa de Itaipu localizado na fronteira Brasil-Paraguai, e esse foi um dos motivos. Afinal a barragem é de propriedade conjunta por ambos: Brasília e Assunção.  Existem ainda outras questões além da energia, segurança das fronteiras, por exemplo. 

Dilma não cortou os laços com o novo regime golpista de Franco, por milhões de motivos, todos válidos, e de certa forma inevitáveis.  Mas o fato é que endossou o Golpe!

Além disso, sua afinidade ideológica com Lugo, foi limitada pelas forças políticas da direita conservadora dentro de seu próprio país.

Tentou agradar gregos e troianos.

Nessa tentativa de coalizão (nacional e internacional), Dilma para poder governar, por exemplo,
se aproximou de China e Rússia mas manteve parceiros econômicos ocidentais. Em nível interno, afagou MST e Kátia Abreu ao mesmo tempo. 

Resta saber com quem poderá contar nesse momento de crise, quem são seus verdadeiros parceiros.  Será que a bancada rural de Katia Abreu (Câmara e Senado) vai apoiá-la, ou se terá que contar somente com o MST.  Quais países serão solidários ao seu governo?


Afinal, agora, ela que é a vítima de "Golpeachment"!
 
No fim das contas, mesmo que tenha tentado agradar a direita, para conseguir governar, talvez esteja sendo traída por ela.  Se assim for, se seu esforço de coalizão não foi valorizado, ninguém vai conseguir governar o país, pois o mesmo estará sempre dividido ideologicamente.  

você votaria nessa dupla?

https://www.brasil247.com/pt/247/poder/226293/Lindbergh-voc%C3%AA-votaria-nessa-dupla.htm
Não acredito que outro governo qualquer possa fazer isso melhor. Temer ou Cunha, com certeza não conseguirão ser mais democráticos ou republicanos.

Deveríamos seguir o conselho de Dilma:

UMA AGENDA DE PACIFICAÇÃO NACIONAL!
Repactuação para superar a crise e retomar o crescimento econômico do País. Arquivar logo o impeachment,  para cessar a desestabilização,  e tentar um grande pacto nacional.  

Ou fazemos isso, ou embarcamos numa aventura na qual estaremos fadados a quedas sucessivas de governos, como dominós enfileirados: ou seja o Caos (ingovernabilidade).
 
Sem contar uma possível Guerra Civil!



 A violência e o ódio só se materializam quando uma das partes se sente mais forte que a outra.  Quando há um aparente predomínio de um dos lados, aquele que se acha mais poderoso, se acha também no direito de usar a força.  Nesse caso a Virtude do Governo Dilma foi também seu maior Pecado.

Numa tentativa generosa de coalizão de forças, Dilma, Lula, Cardozo e o PT se mostraram tolerantes e democráticos demais.  E essa aparente fragilidade do PT e do Executivo, é que empoderou a direita.  Os conservadores acharam que podiam tudo e começaram a expressar sem receio todo seu ódio, preconceito e intolerância.

É preciso que ambos os lados (direita e esquerda) reconheçam suas limitações e o equilíbrio do poder e parem com o enfrentamento:
NINGUÉM VAI GANHAR COM ISSO! 


 By Mico-Leão-Dourado
//Luiz Carlos Tollstadius


P.S. 


“A campanha do impeachment, que o governo descreveu corretamente como golpe, é um esforço da elite brasileira tradicional para obter por outros meios aquilo que não conseguiu conquistar nas urnas nos últimos anos”, afirma Mark Weisbrot

“Seria lamentável perder a democracia com este golpe sórdido”

“Tenho certeza que os brasileiros estarão ao meu lado e no dia 17 nós vamos vencer a batalha contra golpe. Vamos vencer essa batalha contra o impeachment sem base legal”  (Dilma)

 “Digo qual é o meu primeiro ato pós-votação na Câmara. A proposta de um pacto, de uma nova repactuação entre todas as forças políticas, sem vencidos e sem vencedores”,

“A partir da próxima semana, com essa página virada, vamos iniciar a repactuação para superar crise. Um grande pacto com diálogo nacional com todos os segmentos, com todos aqueles que querem um Brasil melhor"   (Dilma)

2 comentários:

  1. Veja como estamos vendo essas pessoas manipulando o poder no Brasil, meus companheiros(as) e amigos(as) isso tá pegando mau no exterior e podemos ter uma revolução se os poderes executivo, judiciário e legislativo não tomarem providencia contra esses 35 canalhas, assassinos, bandidos e ladrões que estão comandando acintosamente esse golpe na câmara. Espero que esse golpe não passe, por que podemos ter uma batalha campal em Brasilia e se estender para todo Brasil...não dá para ter golpe, se não é luta em todo Brasil. O mundo já sabe, que não vamos aceitar golpes.. QUERO DEIXAR REGISTRADO QUE DOMINGO PODEMOS TER UMA BATALHA CAMPAL EM BRASILIA COM CENTENAS DE MORTES E MILHARES DE FERIDOS, CULPA DA REDE GLOBO, REVISTAS VEJA, ISTO É, ÉPOCA, PSDB, PF E 35 CANALHAS E CORRUPTOS QUE ESTÃO MANOBRANDO O GOLPE EM BRASILIA COM A COMPLACÊNCIA DOS PODERES E INSTITUIÇÕES CONSTITUÍDAS E NORMATIZADAS NA CONSTITUIÇÃO PARA BARRAR TANTA FALTA DE SENSATEZ, DECORRO ÉTICO E MORAL NA CÂMARA, SE A BATALHA CAMPAL COMEÇAR EM BRASILIA VAI SE ESTENDER PARA RUAS, VILAS, CIDADES, CAMPOS E POVOADOS DE TODO BRASIL E OS CULPADOS JÁ ESTÃO RESPONSABILIZADOS...DEPOIS NADA MAIS SE PODERÁ FAZER.......

    ResponderExcluir