quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015
DILMA, PETROBRÁS, GLOBO E A BATALHA DA COMUNICAÇÃO
====================
Escrevo artigos na internet para defender o PT e o Governo Federal... Já tem muito gente na mídia contra. E as emissoras de tv, então, são as campeãs de crítica ao governo, abutres agourando 24 horas por dia: Corvos News!
Sem o contraponto dos "blogs sujos" e das redes sociais o governo já teria deixado de ser governo há muito tempo. Todo mundo sabe disso. Será???
Acho que o próprio governo não sabe que sua militância, a militância do PT, é digital. Sim, nós sabemos a importância das ruas materiais, físicas. Mas convenhamos, a internet que é a grande avenida virtual já superou as ruas em muitos aspectos.
Um dos aspectos mais favoráveis da internet é se contrapor as redes de TVs. E a maioria dos anunciantes privados já percebeu isso e migra cada vez mais anúncios da televisão pra sites, blogs e redes sociais. Talvez por isso, aumente a cada dia mais a dependência desses velhos meios de comunicação da publicidade dos governos.
Muitas Emissoras de TV, Jornais e Revistas já teria ido a falência sem esses "subsídios". Os anunciantes privados que querem resultados, não estão nem aí para o prejuízo causado nesses veículos com a retirada dos anúncios. Migram para a Grande Rede sem nenhum peso na consciência. Mas os governos tem essa grande mania de defender os Bancos e TVs, evitar que eles quebrem pois tem medo deles ou acham que em algum momento poderão ajudar.
Deve ser por isso que as Estatais Governamentais continuam anunciando nessas velhas revistas, jornais e TVs tradicionais. Mas se é assim, o que seria essa "Batalha da Comunicação" anunciada com veêmencia.
Essa batalha será travada como?
Fala-se que devemos lutar contra os monopólios e oligopólios, que o poder econômico concentrado da mídia é o vilão. Bom, se é assim, não é necessário brigar no congresso por novas leis é só distribuir melhor o dinheiro que se fortalece um número maior e mais democrático de mídias.
Na "Batalha da Comunicação" o governo federal tem a faca e o queijo nas mãos. É ele que distribui concessões de jornais, rádios e TVs. E também quem possui as verbas publicitárias para deixar viver quem ele quiser.
Enquanto isso, vejo aqui -nesse blog- anúncios e propagandas do "Empiricus" e de outros contra o PT. Preferiria ver anúncios da Petrobrás!
By Mico-Leão-Dourado
//Luiz Carlos Tollstadius
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom!
ResponderExcluirConcordo em grande parte com a análise,apenas me permitiria lembrar que as ruas mostraram sua importancia em 2013,apesar da Internet demonstrar que superará a midia convencional mas não tão rápidamente aqui devido a elevado gasto para implantação da banda larga em escala nacional e ao tamanho do país. Segundo,a opinião pública ainda é pautada pela grande midia.Calcula-se que 90% das informações que circulam no país são pela grande midia.
ResponderExcluirTerceiro, no mundo civilizado a sociedade e os governos entendem ser nefasto a presença dos oligopolios de comunicação,que no caso brasileiro pertence a uma elite economica,e política,a mesma que ajudou a derrubar o governo democraticamente eleito de João Goulart em 1964 e que desde então ampliou sua base e combate e impede que qualquer governo promova politicas de alcance social no país.
Certamente constará na pauta da regulamentação da midia que segundo espera o governo do PT e a sociedade,seja fruto da participação dos movimentos sociais,as ilegalidades praticadas atualmente contra a lei vigente de radiodifusão de 1962,portanto obsoleta,pois não havia internet celular tv a cabo e rede nacional de tv.
Destaco apenas duas: Apesar de ser proibido,271 parlamentares ou são donos ou sócios de veículo de comunicação
2- Total descumprimento à norma que diz ser necessário produzir conteúdo regional.Empobrecemo-nos assim de conteudos que se identifiquem com as práticas e a cultura local,pois passamos a “pasteurizar” telejornais,telenovelas com a cara e o sotaque de um único grupo economico,o grupo dominante.Perdemos muito rápidamente nossa pluralidade cultural.Aos poucos essa concepção mercantilista do consumo,da idiotização de um povo e da condução da notícia para levar a sociedade a ver os fatos pelo viés manipulador obriga-me a citar Florestan Fernandes sábio professor e antropologo “ A tv tornou-se um Estado dentro do Estado,uma escola acima das Escolas, e uma forma subliminar (disfarçada) e assustadora de manipulação de mentes”
Excelente texto, de forma sucinta você expõe a realidade da comunicação hoje no país.
ResponderExcluir