terça-feira, 4 de maio de 2021

MOEMA PT DETERMINA VOLTA AS AULAS

 

 “É o momento de acolhimento, encontro e reencontro dos profissionais da educação, tudo de forma virtual, para debatermos temas pertinentes à educação, inclusão de pessoas com deficiências e combate à violência sexual.
( Cristina Kavalkievicz -Coordenadora de Educação Básica)

 

MOEMA PT DETERMINA VOLTA AS AULAS

 

 LAURO DE FREITAS (BA) VOLTA AS AULAS

 
O Município de Lauro de Freitas(BA), comandado pela prefeita petista Moema Gramacho, garante o "Volta as Aulas" dos alunos da educação básica.
Mas tudo acontecendo de forma "VIRTUAL'', porque é urgente retomar os contatos e as atividades.


Matrículas de 3 a 7 de maio
As matrículas para alunos novos na rede municipal de ensino de Lauro de Freitas estarão abertas também de 3 a 7 de maio, exclusivamente pela internet, pelo portal www.laurodefreitas.ba.gov.br. 

O ano letivo 2021 começa no dia 10 de maio.

Após a finalização da pré-matrícula on-line, será emitido um comprovante com data e horário para que os responsáveis pelos estudantes ou os estudantes (maiores de 18 anos) possam se dirigir à escola, de posse dos documentos exigidos, para concluir a matrícula.


A prefeita de Lauro de Freitas informou ainda que, em maio, serão distribuídos tablets para professores e alunos, assim seguirá a educação municipal até que soluções sejam encontradas para a situação epidemiológica atual. 

Violência e Abuso Sexual
O afastamento da Escola, da família estendida (parentes), de amigos e vizinhos, ou seja, o isolamento social, para combater a Epidemia de Covid-19 teve,  entre outras consequências negativas, o aumento da violência doméstica.


Com a pandemia, a violência começou atingir as crianças e adolescentes, que já são vulneráveis e ficaram, de fato, ainda mais expostos ao não estarem nas escolas diante da "Rede de Proteção Escolar."
 

É sabido que fora dos olhos atentos de professores e de outros agentes se torna mais difícil perceber lesões corporais e mudanças bruscas de comportamento que indiquem alguma violência.
⦁    Abandono de incapaz
⦁    Trabalho Infantil
⦁    Exploração Sexual
⦁    Abuso Sexual


Maioria dos crimes de abusos sexuais contra criança ocorre dentro de casa, longe da vista de todos que poderiam impedir.
O Desafio agora é desenvolver políticas públicas para dar resposta, para denunciar e combater essa violência. 

Existe o Disque 100 onde qualquer um pode denunciar até mesmo uma desconfiança desses abusos (mesmo sem ter certeza).

O recomeço das aulas virtuais terá que levar em consideração essa questão.  Então hoje, no 1º dia de matrícula foi realizado uma "Live" pela Secretaria de Educação do município de Lauro de Freitas (BA) sobre o assunto.  

Seria interessante que outros Municípios imitassem.

A "Live'' realizada em 04.05.21 (14hs) coordenada pelas companheiras Nólia e Raquel Oliveira, teve com  introdução trecho de música de Milton Nascimento:

Já podaram seus momentos
Desviaram seu destino
Seu sorriso de menino
Quantas vezes se escondeu
Mas renova-se a esperança
Nova aurora a cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê flor e fruto


As coordenadoras, que atuam na ''Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente na Educação'' destacaram que no Brasil, já há um dia específico de mobilização contra esses crimes=18 de maio.
 A instituição do dia 18 de maio foi um passo importante, mas o enfrentamento da violência carece de participação efetiva e permanente da sociedade, prevenindo e denunciando os abusos, e do Estado, com políticas públicas e campanhas de conscientização.


O primeiro Palestrante dessa importante "Live" que insisto, deveria acontecer em todos municípios do Brasil, foi esse Blogueiro que vos fala = Luiz C.Tollstadius (Mico).


Não deu outra, paguei mico, me enrolei todo com essas questões tecnológicas e minha breves palavras foram realmente breves.  
Sou um idoso e assumo que dei vexame.


Mas as embaixadoras Nólia e Raquel passaram a palavra às verdadeiras palestrantes, e aí foi um Show atrás do outro.


Palestrantes:
Regina González-Psicóloga do CREAS
(Centro de Referência Especializado em Assistência Social)
Celinei  Ramos Blaschke-Delegada de Polícia Civil
(Doutoranda em Desenvolvimento Regional)



A Companheira Raquel Brito Oliveira, insistiu o tempo todo em IMPLEMENTAÇÃO de Políticas Públicas que Enfrentassem essa violência que vitima cada vez mais nossos jovens.


Violência sexual tem consequências profundas na saúde física e mental e no desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes.
Importa saber que essa violencia deriva de um desequilibrio de poder e a Solução é Equilibrar, empoderar e dar vez e voz aos frágeis (vulneráveis).

Também é necessário informar em aulas de Educação sexual (como prevenção). A criança informada, vai conseguir reconhecer o abuso e contar mais rápido o acontecido e assim nós conseguimos interromper a violência.

O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes defende que as escolas ensinem educação sexual como forma de prevenção. 

Sobre tudo o que se deve guardar, guardar o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida, diz o autor do livro de Provérbios (4:23).

By Micoleãodourado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário