sábado, 12 de março de 2016

Porque Dilma não sai de jeito nenhum?

http://micoleaodourado.blogspot.com.br/2015/11/bispo-macedo-dirceu-lula-e-dilma-x.html
Porque Dilma não sai de jeito nenhum?
Simples, é só pensar um pouco, se Dilma fosse afastada, Temer (PMDB) assumiria.  Só que as acusações que poderiam servir de pretexto para o impeachment se aplicam também ao seu vice.  Assim ambos seriam afastados. 

Nesse caso assumiria o presidente da Câmara dos Deputados (atualmente, o peemedebista Eduardo Cunha). Ele é o terceiro na linha de sucessão, segundo a Constituição Federal.
Bom... nesse caso nem precisa de explicação do porque Cunha (PMDB) não poderia assumir.


Mas se ele também não assumir, a vaga vai para o presidente do Senado Federal (Renan - PMDB) e, depois, sobraria para o presidente do Supremo Tribunal Federal.
Os presidentes do STF que já atuaram na presidência de República como substitutos constitucionais foram José Linhares, Moreira Alves, Octavio Gallotti, Marco Aurélio e Ricardo Lewandowski.


Mas esses três ( Presidente da Camara, Presidente do Senado, Presidente do STF) só podem assumir  provisoriamente, até que uma nova eleição seja convocada. O prazo para isso é de 90 dias. 


Veja que os três primeiros sucessores são do PMDB (Temer, Renan, Cunha) e o golpe sempre foi uma coisa mais do interesse do PSDB.  Mas, no fim das contas, não fará muita diferença para os Tucanos trocar Dilma por Renan.  Até porque, essa troca provisória só valerá por poucos dias. 


Esse desgate todo só seria do interesse do PSDB, caso ele tivesse um fortíssimo candidato para ganhar as novas eleições, coisa que ele não tem.  Pois não parece que a população queira substituir Dilma por nenhum candidato atual do PSDB.  Nem Serra, nem Aécio, nem FHC ou ainda picolé de Chuchu, parecem ser nomes capazes de ganhar uma eleição e vencer o PT no atual momento.


Não vejo também nenhum cenário de renúncia ou de intervenção militar.  


Vejo apenas a mesma coisa que a oposição também vê: 
Já que não dá para tirar a Dilma, a melhor opção é tentar atingir o Lula e a imagem do PT. 


Querem destruir o possível sucessor de Dilma, em 2018.  Essa é a única coisa que esses derrotados podem tentar fazer.  Embora que essa tentativa tem funcionado ao contrário e pode até piorar os resultados do PSDB nessa próxima eleição de prefeitos em 2016. Estão dando tiro no pé!

 by Luiz Carlos Tollstadius
// Mico-Leão-Dourado

4 comentários:


  1. Deus te ouça Luis Carlos, Deus te ouça.

    ResponderExcluir
  2. Tomara! Só que, se o ministro do supremo assumir e novas eleições forem convocadas, quem não tem chances nenhuma, no meu ponto de vista, é o PT.

    ResponderExcluir
  3. Deus te ouça, acrescento que a coisa vai ficar ruim e muito para a globo.

    ResponderExcluir
  4. Espero que fique mesmo. Faz tempo que ouço isso, ms eles estão cada dia mais ousados.

    ResponderExcluir